Eu conto um conto, Tu contas um conto e nós contamos um conto.

01/11/2012 0 Lembretes .
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão. 

- Esta história já começou com um erro - disse a Vírgula. 

- Ora, por quê? - perguntou o Ponto de Interrogação. 

- Deveriam me colocar antes da palavra “quando” - respondeu a Vírgula. 

- Concordo! - disse o Ponto de Exclamação. - O certo seria: “Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão”. 

- Viram como eu sou importante? - disse a Vírgula. 

- E eu também - comentou o Travessão. - Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.

- E nós? - protestaram as Aspas. - Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo. 

- O mesmo digo eu - comentou o Dois Pontos. - Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão. 

- Estamos todos a serviço da boa escrita! - disse o Ponto de Exclamação. - Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão 
como agora! 

- Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase - disseram as Reticências. - Ou dar margem para outras interpretações… 

- É verdade - disse o Ponto. - Uma pontuação errada muda tudo. 

- Se eu aparecer depois da frase “a guerra começou” - disse o Ponto de Interrogação - é apenas uma pergunta, certo? 

- Mas se eu aparecer no seu lugar - disse o Ponto de Exclamação - é uma certeza: “A guerra começou!” 

- Olha nós aí de novo - disseram as Aspas. 

- Pois eu estou presente desde o comecinho - disse o Travessão. 

- Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois - disse o Ponto e Vírgula. - E aí entro eu. 

- O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz - disse a Vírgula. 

- Então, que nos usem direito! - disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão. 

0 Lembretes .:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Eterno Efêmero